segunda-feira, 20 de setembro de 2010

integridade Social

Posted by PicasaOs idosos de uma forma geral em são Paulo, interior, em todos os estados do Brasil, encontram-se em situações de abandono, envelhecem sem nenhuma qualificação profissional, com baixíssima ou inexistente aposentadoria, distante de medidas biopsico-social preventivas, falta de perspectivas de atividades, condições de vida precária, sem oportunidades elementares de sociabilizarão, lazer e cultura, sem acesso as informações básicas necessárias sobre quase todos os aspectos da vida.

O idoso vivencia muitos meles contemporâneos, ocasionado aumentos na demanda dos atendimentos hospitalares pelo aumento do surgimento de doenças, que poderiam cientificamente ser prevenidas ou mesmo compensadas, depressão (e, ou outras psicopatologias), dificuldade no relacionamento familiar, afastam-se do convívio social e sem o amparo da família, sentindo solitário, se entrega a bebida e morre nas drogas.

Urgentemente é preciso que a comunidade crie ações onde atenderá o idoso como um ser humano social. Nesta selva de pedras, o idoso está sempre sujeito a risco de vida.


São Paulo
Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI)
Oferece cursos e informações gerais para idosos, além de atender denúncias de abandono material, maus-tratos e agressões.
(0/xx/11) 3874-6904

Promotoria do Idoso
(Ministério Público do Estado de São Paulo)
Rua Riachuelo, 115
Defende o interesse de pessoas idosas, se desrespeitados seus direitos previstos na Constituição, e fiscaliza estabelecimentos que prestam serviços a idosos.
(0/xx/11) 3119-9082/9083

Delegacia de Proteção ao Idoso
Rua Dr. Bittencourt Rodrigues, 200, Centro
Recebe denúncias de maus-tratos, ameaças e abandono material, entre outras manifestações de violência.
De segunda a sexta-feira, das 9 às 18h
(0/xx/11) 3104-3798


 São Paulo tem delegacia exclusiva só para idosos
A Delegacia de Proteção ao Idoso tem como papel fundamental investigar denúncias e infrações penais cometidas contra pessoas com mais de 60 anos. Mas também pode dar orientações e encaminhamentos aos idosos com dúvidas sobre ações de despejo, problemas com pensões alimentícias e aposentadoria.
Segundo o delegado titular Joaquim Scarabelo Neto, para que o idoso tenha seus direitos respeitados é preciso que a comunidade denuncie qualquer tipo de agressão ou desrespeito aos cidadãos com mais de 60. As investigações mais freqüentes feitas pelos policiais dessa delegacia são de lesões corporais, injúria, maus tratos e abandono material. "Casos de parentes ou responsáveis que mantém o idoso em locais sujos, sem alimentação adequada e sem ajuda financeira são todos investigados com rigor."
Scarabelo Neto explica que a delegacia toma como base a Lei Federal 8.842/94, que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, do Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. A delegacia, subordinada à 1ª Seccional, funciona na Rua Bittencourt Rodrigues, 200, no Parque Dom Pedro, região central. "Outras delegacias também podem fazer o atendimento ao idoso. Mas aqui ele é tratado com exclusividade", conta o delegado Scarabelo Neto.
Mais informações pelos telefones (0xx11) 3104-3798 ou 3106-6812. Em aproximadamente 30 dias, a Delegacia de Proteção ao Idoso vai mudar de endereço e terá novas instalações. Funcionará na estação República do Metrô.
(Diário de S. Paulo - 26/08/02)


Visitem meu endereço:
brincando-e-criando-ideias@googlegroups.com
Mailto: Gomes.alcides722@gmail.com blog “Olhos de Lince”.
http://gomes20010.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário