segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Lutas e Conquistas

Posted by PicasaColocando em prática minhas idéias, institui em 1991, BARRANCO o Jornal do Gueto, este informativo do bairro noticiou fatos jornalístico a acontecimentos na Cohab Inácio Monteiro e nas regiões da periferia da Cidade de São Paulo. Para que pudesse realizar trabalhos e projetos sociais, institui em 1995, a Associação Desportiva e Cultural Geração Dois Mil, onde realizei o projeto social Brincando e Criando Arte “Guarda Mirim Presidente JK” (projeto que poderá ser denominado: "Crianças e Adolescentes sob nossa "GUARDA"), parceria com a GCM Guarda Civil Metropolitana de São Paulo e com o “Grupo de Mães Novo Amanhecer”, com minha Coordenação e supervisão do inspetor (GCM) Conradim. Arte e educação, trabalhos desenvolvidos por componentes da GCM: Vera, Neto e Daril, atividades realizadas no Centro Comunitário, localizado a Rua do Cobre/Cidade Tiradentes.


Projeto Brincando e Criando Arte, realizou atividades nos seguintes locais: finais de semanas na EMEF Senador Luís Carlos Prestes/Cohab Inácio Monteiro, Comunidade católica Santa Luzia/Jardim Wilma Flor e na Sociedade Amigos da Vila Aricanduva/Penha, atividades com menores da casa de passagem “Souza Brandão”, parceria com a Secretaria do Bem Estar do Menor (FEBEM).

Em 2000 a 2002, a coordenação do referido projeto, realizaram-se atividades de terapia ocupacional com Grupo da Melhor Idade Geração Dois Mil, seguintes locais: Paróquia Sagrado Coração de Jesus/Cohab Prestes Maia e no Salão Paroquial da comunidade São Paulo Apóstolo/Cohab Juscelino.

Como tudo começou

No ano de 1994, na EMEF Senador Luís Carlos Prestes, o compositor realizou sua primeira Ação da Cidadania: imissão da 1ª e 2ª via da cédula de identidade (RG), Carteira Profissional de Trabalho e Título Eleitoral, ação em conjunto com a Prefeitura do Município de São Paulo; CONSEGUE 54º da Cidade Tiradentes; 4ª Cia do 19º PBM do Estado de São Paulo; 8ª Delegacia Seccional de Policia de São Mateus; C.E.G. (Cartório Eleitoral de Guaianases e I.I.R.G.D. (Instituto de Identificação Ricardo Guhbletton Daunt), onde uma das 1ª ações conjuntas foram expendidas 800 cédulas de identidades (RG) à comunidade local.

Em 1995, Cid Gomes, divulgou estas ações da Cidadania no “BARRANCO” jornal do gueto, multiplicando assim o número de 01 a 100% dos trabalhos voluntários neste seu projeto.

Novamente em 1996, Cid Gomes e o Dr. Antonio Mestre (Dr. Mestrinho) Jr. (delegado titular da 8ª Delegacia de Policia Seccional de São Mateua) e seus Delegados assistentes: Dr. Adilson da Silva Aquino e Drª Marcia Salgado, Delegada titular da delegacia da Mulher); Dr. Jorge Miguel e o Dr. Carlos Antonio Cerqueira, Delegados Divisionário da Policia Civil do Instituto de Identificação Ricardo Guhbletton Daunt, seus assistentes: Dr. Evandro E.A.Dima; Drª Izilda Aparecida Carvalho, Drª Adriana Kátia Rodrigues e equipe: Célia, Dona Lurdes, Adriana, Cida Reis, Braus e Valter.

1994, 1995, 1996, 1997, 1998 na Cohab Inácio Monteiro, Cohab Prestes Maia, Cohab Juscelino, Jardim Wilma Flor, Jardim Limoeiro a equipe de voluntários do projeto Geração Dois Mil emitiu: 10.000 cédulas de identidades (RG), 3.000 Carteira Profissional de Trabalho e 500 Títulos Eleitoral. Ações que se transformou no Poupatempo pelo saudoso governador Mário Covas.

cidgomes@ymail.com

gomes.alcides722@gmail.com

http://gomes20010.blogspot.com

Tirando do baú

Posted by Picasa
Estou à procura de interpretes pra regravar Esta obra
com novos arranjo: instrumental e vocal.

“CABOCLO
Letra e musica de:
Cid Gomes, Jota Silva e Pexincha
Gravado por: Sagitário & Capricórnio


O sol desponta iluminando a verde mata;
Ouça ao longe a cascata sussurrando uma canção;
Ver um caboclo que no roçado trabalha...
Nos seus pés ele espalha relva fresca pelo chão;
Ver as mãos deste caboclo calejadas
De lidar com sua enxada no sol quente do sertão;

(O trabalho deste caboclo roceiro;
(De janeiro a janeiro é cuidar da plantação.

A tardezinha o caboclo vem da roça
Ver seus filhos da palhoça vir correndo te abraçar.
O sol se esconde e o negro véu cai sobre a mata,
Lá dos céus luzes de prata a imensidão vem clarear.
O caboclo leva a vida alegre-mente;
Dos problemas fica ausente no aconchego do seu lar.

(Na parede deixa o seu chapéu de palha;
(E vai pra rede de malha com a viola a dedilhar!

Cid Gomes
cidgomes@ymail.com
Sicam nº 435/IM5362
http://gomes20010.blogspot.com

integridade Social

Posted by PicasaOs idosos de uma forma geral em são Paulo, interior, em todos os estados do Brasil, encontram-se em situações de abandono, envelhecem sem nenhuma qualificação profissional, com baixíssima ou inexistente aposentadoria, distante de medidas biopsico-social preventivas, falta de perspectivas de atividades, condições de vida precária, sem oportunidades elementares de sociabilizarão, lazer e cultura, sem acesso as informações básicas necessárias sobre quase todos os aspectos da vida.

O idoso vivencia muitos meles contemporâneos, ocasionado aumentos na demanda dos atendimentos hospitalares pelo aumento do surgimento de doenças, que poderiam cientificamente ser prevenidas ou mesmo compensadas, depressão (e, ou outras psicopatologias), dificuldade no relacionamento familiar, afastam-se do convívio social e sem o amparo da família, sentindo solitário, se entrega a bebida e morre nas drogas.

Urgentemente é preciso que a comunidade crie ações onde atenderá o idoso como um ser humano social. Nesta selva de pedras, o idoso está sempre sujeito a risco de vida.


São Paulo
Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI)
Oferece cursos e informações gerais para idosos, além de atender denúncias de abandono material, maus-tratos e agressões.
(0/xx/11) 3874-6904

Promotoria do Idoso
(Ministério Público do Estado de São Paulo)
Rua Riachuelo, 115
Defende o interesse de pessoas idosas, se desrespeitados seus direitos previstos na Constituição, e fiscaliza estabelecimentos que prestam serviços a idosos.
(0/xx/11) 3119-9082/9083

Delegacia de Proteção ao Idoso
Rua Dr. Bittencourt Rodrigues, 200, Centro
Recebe denúncias de maus-tratos, ameaças e abandono material, entre outras manifestações de violência.
De segunda a sexta-feira, das 9 às 18h
(0/xx/11) 3104-3798


 São Paulo tem delegacia exclusiva só para idosos
A Delegacia de Proteção ao Idoso tem como papel fundamental investigar denúncias e infrações penais cometidas contra pessoas com mais de 60 anos. Mas também pode dar orientações e encaminhamentos aos idosos com dúvidas sobre ações de despejo, problemas com pensões alimentícias e aposentadoria.
Segundo o delegado titular Joaquim Scarabelo Neto, para que o idoso tenha seus direitos respeitados é preciso que a comunidade denuncie qualquer tipo de agressão ou desrespeito aos cidadãos com mais de 60. As investigações mais freqüentes feitas pelos policiais dessa delegacia são de lesões corporais, injúria, maus tratos e abandono material. "Casos de parentes ou responsáveis que mantém o idoso em locais sujos, sem alimentação adequada e sem ajuda financeira são todos investigados com rigor."
Scarabelo Neto explica que a delegacia toma como base a Lei Federal 8.842/94, que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, do Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. A delegacia, subordinada à 1ª Seccional, funciona na Rua Bittencourt Rodrigues, 200, no Parque Dom Pedro, região central. "Outras delegacias também podem fazer o atendimento ao idoso. Mas aqui ele é tratado com exclusividade", conta o delegado Scarabelo Neto.
Mais informações pelos telefones (0xx11) 3104-3798 ou 3106-6812. Em aproximadamente 30 dias, a Delegacia de Proteção ao Idoso vai mudar de endereço e terá novas instalações. Funcionará na estação República do Metrô.
(Diário de S. Paulo - 26/08/02)


Visitem meu endereço:
brincando-e-criando-ideias@googlegroups.com
Mailto: Gomes.alcides722@gmail.com blog “Olhos de Lince”.
http://gomes20010.blogspot.com