sexta-feira, 17 de setembro de 2010

"ADCA Geração Dois Mil"/projeto Educativo e Social

 
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2 comentários:

  1. Associação Desportiva, Cultural e Assistencial "Geração Dois Mil" e o projeto "Brincando & Criando Arte"(grupo educativo "Guarda Mirim Presidente JK”), foram instituidos em 1996.

    O projeto guarda-mirim, obtive a supervisão geral da Guarda Civil Metropolitana da Cidade de São Paulo e apoio da Associação “Grupo de Mães Novo Amanhecer”.

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  2. Tem-se ouvido, com certa ênfase, na mídia, nas unidades de ensino, ou mesmo em quaisquer reuniões informais de diversos grupos, que a criança e o adolescente precisam ser protegidos contra os ataques da marginalidade, do descaso, e da intolerância a que é submetida, para que possa desenvolver-se e tornar-se um cidadão consciente e útil para a sociedade. Contudo os esforços que a própria sociedade envida para tentar solucionar a problemática da infância/adolescência “abandonada” esbarram na política adotada pelas instituições, que pretendem orientar a criança, e se esquecem/adolescente que estão inseridas numa família, numa escola, numa comunidade e, na sociedade.
    A inclusão da família no universo da criança é uma condição factual na escola formal, e talvez por isso a educação seja uma das poucas instituições que ainda funcionam na sociedade, e também a que sofre mais com a marginalização e o “abandono” da criança/adolescente.
    Acreditamos que não existe solução para a criança sem o resgate da família, e que um ser humano em formação se relaciona com o mundo em que vive forma ativa e incorporado os valores e crenças que conseguem depreender deste relacionamento. Assim verificamos que algumas inversões e valores têm origens não apenas no descaso, mas na adoção do menor por quem mostra alguma forma de carinho e amor, mesmo que esta demonstração seja pela possibilidade de aliciamento da criança. É imprescindível que, para a criança tenha acesso aos valores positivos, seja exposta a estes valores, respeitando sua integridade e o exercício da liberdade, antes que seja assediado pelos que querem tão somente um futuro consumidor, um usuário, ou um guarda-costas.
    Acreditamos, portanto, em primeiro plano, que a criança tenha um momento de convivência com outras sem a preocupação de obrigatoriedade, mas com um compromisso responsável, dentro de uma entidade que agregue valores positivos, e que demonstre apoio incondicional à formação de cidadãos utes e inseridos na comunidade em que vivem. Faz parte da nossa proposta, também, a participação da família do processo de integração da criança, para tanto, além do conteúdo apresentado ao jovem cidadão.
    As famílias buscam apoio para a educação de seus filhos, um local onde possa estar protegidos, receber instruções, atenção e carinho. Pensando desta forma, o compositor Cid Gomes, sugere que seja construído na área do terreno da unidade escolar, conjuntos de salas de oficinas de curso profissionalizantes aos alunos que estejam matriculados no 1º ano do ensino médio. É uma forma também de afastar o jovem das ruas, dos vícios e do crime.

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